Apresentação
O Curso de Economia Ecológica propõe-se a fornecer fundamentos interdisciplinares e transdisciplinares para mais bem qualificar o entendimento das complexas relações entre ambiente, sociedade e economia. Trata-se de um modo de pensar que se opõe à fragmentação das ciências estabelecidas, particularmente ao ideário da teoria econômica tradicional que respalda o dogma do crescimento econômico ilimitado. Aponta para possibilidades de alternativas ao modo de produção e de vida que prevalece nas sociedades capitalistas contemporâneas e seu paradigma tecnológico-financeiro.
Ao reconhecer a inevitabilidade dos impactos ambientais de todo e qualquer processo econômico, a Economia Ecológica sugere que as decisões políticas sejam balizadas pela minimização da entropia, que levem em consideração a conservação da biodiversidade e os serviços ambientais. Isso significa dizer que a eficiência econômica terá que estar subordinada à sustentabilidade ecológica. Para tanto, os componentes curriculares contemplam metodologias e ferramentas que permitam uma atuação profissional consentâneas ao princípio da precaução, diante do desconhecimento das leis que regem a dinâmica dos ecossistemas e dos impactos decorrentes dos processos produtivos em geral.
O Curso, de modalidade presencial e ministrado no período vespertino-noturno, tem seu percurso formativo efetivado em 8 semestres, no mínimo, e, no máximo de 12 semestres, com a entrada anual de 50 estudantes, via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O egresso fará jus ao diploma de Bacharel em Economia Ecológica, correspondente a integralização de, no mínimo, 3.200 horas-aulas.