Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Economia Ecológica

Área do conteúdo

Curso de Economia Ecológica recebe nota máxima (5,0) na avaliação do MEC.

Data da publicação: 7 de julho de 2025 Categoria: Noticias

AGRADECIMENTO AFETUOSO AOS PARTICIPANTES DA AVALIAÇÃO MEC – CURSO DE ECONOMIA ECOLÓGICA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Queridas e queridos colegas,
Com o coração cheio de gratidão, a Coordenação do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará agradece profundamente a cada uma e cada um que contribuiu para a realização da avaliação de reconhecimento do nosso curso, realizada pelo MEC entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2025.
Esse momento foi, sem dúvida, um marco para a nossa trajetória institucional, e só foi possível graças ao empenho coletivo, à escuta generosa, à confiança na nossa proposta pedagógica e ao compromisso com a universidade pública de qualidade, crítica e transformadora.
Nosso muito obrigado!

A ECONOMIA ECOLÓGICA RECEBEU NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO.
SOMOS NOTA 5 NO MEC!!

À equipe da abertura e organização geral da visita, que acolheu os avaliadores com profissionalismo e sensibilidade: Professores Maria Inês Escobar, Francisca Silvânia Sousa Monte, Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca e Alexandre Sampaio.
Ao Núcleo Docente Estruturante (NDE), que compartilhou com profundidade o histórico, os fundamentos e o cotidiano do curso: Julius Blum, Francisco Casimiro Filho, Aiala Amorim, Maria Inês Escobar, Rita Cláudia Barbosa, Gil Célio Cardoso e Filomena Nádia.
À equipe da PRAE e da Coordenação de Programas Acadêmicos (CCA), que apresentou com cuidado as ações de acolhimento e permanência: Tatiane, Pedro, Jair, Julius, Rita Cavalcante
À equipe da COPAV/PROGRAD, em especial ao Marcizo pela competência e gentileza em todo o processo de avaliação.
Aos professores(as) do colegiado e professores(as) que ministram disciplinas no curso, que se fizeram presentes com entusiasmo e representaram o compromisso coletivo com a formação crítica: Adryane Gorayeb, Aiala Amorim, Alcides Gussi, Diana Freitas, Francisco Casimiro, Gil Célio Cardoso, Isabel Araújo, Julius Blum, Maria de Nazaré Soares, Otoniel Rodrigues, Rita Cláudia Adunias Texeira e Helena Stela.
Aos representantes da CPA, que compartilharam os processos avaliativos institucionais com responsabilidade: Evanildo Bezerra, Rita e Júlio.
Às equipes dos espaços visitados presencialmente, que abriram suas portas com acolhimento e excelência:
• Professores, estudantes e pesquisadores dos grupos LABOR ECO, GIPEA, CCTERRA, LEADERS/GEPEA, NUPESSA e LEPP; Centro Acadêmico
• Equipe da EJ ECO LÓGICA e do Museu de Geologia e Solos;
• Laboratório de Geoprocessamento e Biblioteca Universitária.
Aos nossos e nossas estudantes, que participaram com afeto, firmeza e pertencimento, revelando o sentido profundo do curso: Joelson Vieira de Luna Pereira, Jennifer Alexsandra Tijssen, Marina Pessurno Botelho, Lia de Morais Hyppolito, Fernando Alexandre de Sousa Abreu, Viviane Siqueira Cavalcante, Gabriela Lobato da Silva, Paulo Vitor Silva Praxedes, Camila, Klaus e Luiz Fernando Bezerra Lopes. Egressos: Amanda, Filipe Porto, Mirian, Roanna, Josafá e Juliana
Aos imprescindíveis amigos da Ecoeco que contribuíram na página do curso e em todo o processo de organização de materiais Bárbara Sheyla Pereira Lima Moreira e Caio Escobar da Costa Casimiro.
Aos técnicos e técnicas e demais colaboradores(as) que participaram direta ou indiretamente da construção e apresentação de nossa identidade. Samuel, Zil, Marília, Afonso, Sr. Paulo, D. Francisca.
Aos ex coordenadores de curso que são responsáveis pela chegada até aqui, deixando seu legado de compromisso e competência Professor Francisco Casimiro Filho e prof. Aécio Oliveira
Essa avaliação foi mais que um rito institucional: foi uma celebração do nosso projeto pedagógico, que é coletivo, interdisciplinar, afetivo e insurgente. Seguimos em frente, certos de que a Economia Ecológica vive em cada uma das pessoas que se dedicam, com coragem e esperança, à construção de um mundo mais justo e sustentável.

Com carinho e reconhecimento,
Maria Inês Escobar da Costa Casimiro
Coordenadora do Curso de Economia Ecológica
Universidade Federal do Ceará – Centro de Ciências Agrárias

Fortaleza, 07 de julho de 2025

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo